Sem a ajuda de um veterinário, normalmente é impossível distinguir entre vontade de vomitar, vômito, regurgitação e tosse em gatos. No entanto, eles diferem um do outro. Observamos o gato vomitando ração ou outros conteúdos que estavam em seu estômago ou intestino delgado durante o vômito, que é um movimento ativo.
Por outro lado, na regurgitação, o conteúdo é liberado pela boca por meio de um movimento passivo sem força.
Se você não notar o conteúdo saindo da boca, a regurgitação, que é um movimento muito natural, pode ser confundida com tosse. Então pense em gravar um vídeo para levar ao veterinário e confirmar as causas.
Ao ir ao veterinário, esteja preparado para responder a algumas perguntas que o ajudarão a determinar as causas do gato vomitar ração ou outro conteúdo. Entre eles, selecionamos alguns:
As causas não gastrointestinais que causam vômitos em gatos incluem: doença renal, doença hepática, doença pancreática, doença neurológica, diabetes mellitus, câncer ou peritonite infecciosa felina (PIF).
As principais causas gastrointestinais, por outro lado, são: corpos estranhos, parasitas, problemas alimentares, hipersensibilidade alimentar, câncer, ulceração gastrointestinal, doença inflamatória intestinal, constipação (retenção de fezes ou dificuldade de evacuação) ou ingestão de toxinas (chocolate, pesticidas, etilenoglicol, etc.).
Para o veterinário, é muito importante saber como é esse vômito, pois seu aparecimento pode ajudar a esclarecer a causa e, assim, auxiliar no tratamento. Você nem sempre verá um gato vomitando comida; portanto, se estiver com nojo de ver outro conteúdo, peça a alguém que o filme e leve para a consulta. Veja alguns exemplos abaixo:
É possível encontrar sangue quando há úlceras ou se o gatinho vomitar várias vezes seguidas, irritando o estômago e o esôfago devido ao aumento do ácido. Também pode estar presente na intoxicação por veneno de rato ou em algumas doenças que afetam a coagulação do sangue.
Quando temos um gato vomitando ração e espuma branca, a causa pode ser inflamação no revestimento do trato gastrointestinal. Isso ocorre por vários motivos que exigirão uma investigação mais aprofundada.
Perceber um vômito claro pode indicar um conteúdo líquido no estômago ou que o felino está bebendo muita água. Existem algumas doenças que aumentam o consumo de água, como diabetes mellitus e doenças renais.
Quando os gatinhos comem muito rápido, eles podem vomitar o alimento. Nesse caso, em vez de observar um gato vomitando ração inteira, o vômito aparecerá em uma forma tubular. Em casos de vômito de corpo estranho, por outro lado, é mais provável que o alimento esteja inteiro.
Veterinárina JK Clínica e Petshop – © 2022 | Todos os Direitos Reservados
A Veterinária JK está situada aqui na Av. Juscelino Kubitschek, Nº 4891 – Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães – BA.
Veterinárina JK Clínica e Petshop – © 2022 | Todos os Direitos Reservados