O desmame do cachorro é um processo de transição alimentar que acontece entre o desmame por via oral até que ele possa ser alimentado por mamadeira ou até mesmo algumas rações sólidas. Por ser um momento complexo na vida de um filhote, o tutor precisa ser cauteloso. Veja como desmamar corretamente o seu cachorro.
Nesse processo dos cães, o desmame ocorre aproximadamente no primeiro mês de vida, quando os dentes dos filhotes começam a irromper. Logo, a mãe alimenta seu filhote regularmente dando pausas maiores, e o animal começa a caçar outros alimentos para comer.
Esse processo instintivo acontece da seguinte forma: durante as primeiras quatro semanas após o nascimento, o primeiro ciclo dura até a marca de seis a oito semanas, e o tutor fornece produtos com baixo teor de gordura, como papinhas e alimentos úmidos para o bicho de estimação.
É exatamente nessa hora que a própria mãe começa a dar mais espaços entre a amamentação e o filhote precisa de nutrientes suplementares. E nada melhor do que as papinhas para cachorro, já que elas são palatáveis e contém todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal.
Adotou um animal de estimação órfão e não sabe como desmamar o animal? Nesses casos, o processo deve ser feito com o auxílio de leite artificial. Uma vez que possui vitaminas e nutrientes semelhantes ao leite materno. Evite oferecer leite de vaca comum ao animal, e isso é relevante em qualquer circunstância, pois o organismo não digere a proteína característica do leite comum.
Para fazer as refeições para alimentar o pet nas primeiras semanas de vida, é só seguir o passo a passo. Aqueça o leite, coloque em uma mamadeira e deixe esfriar até que ele esteja na temperatura ambiente. Agora você já pode oferecer o alimento para o seu cachorro filhote.
Entre a quarta e a oitava semana, é a hora de já começar a transição alimentar do pet para acostumá-lo a alimentos mais sólidos, pois é quando o pet começa a desenvolver a formação dos dentes.
Nesse momento, o recomendado é adicionar as papinhas para cachorro na dieta do pet. É importante que papinha seja introduzida aos pets porque a troca brusca entre o leite e a ração seca pode causar estranheza ao animal, gases, engasgos por ser um novo formato de alimento e até diarreia, pois o organismo não está acostumado a esse tipo de alimento.
Nesse momento de transição, é importante o tutor ficar atento. Pois ao introduzir a papinha de desmame, pode ser que o pet não se dê muito bem com a consistência do alimento, portanto, é preciso ficar de olho se ele está buscando pela papinha ou não. Nesses casos, é interessante intercalar com o leite próprio da espécie.
O período de desmame do cachorro vai do segundo até o quarto mês de vida do animal. A partir desse período, o tutor já pode, aos poucos, ir trocando a papinha e a ração úmida pelas rações secas. Mas não se esqueça de escolher a ração para cachorro de acordo com a fase do seu pet.
Lembre também que: Durante os primeiros meses de vida do pet, o ideal é oferecer papinhas para cachorro e rações úmidas especializadas. De acordo com os médicos-veterinários, não é recomendado fazer a transição alimentar com papinhas caseiras, pois elas podem acabar prejudicando o organismo do animal.
A Veterinária JK está situada aqui na Av. Juscelino Kubitschek, Nº 4891 – Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães – BA.
Veterinárina JK Clínica e Petshop – © 2022 | Todos os Direitos Reservados