Depois de longas caminhadas, corridas e brincadeiras no quintal, é normal que seu cachorro dê sinais de cansaço. O cão cansado pode ser identificado se o seu animal de estimação estiver ofegante. Este cansaço pode ser um cansaço regular após um alto consumo de energia ou ser um cansaço anormal, ou seja, relacionado a uma doença.
Em determinados momentos do dia, é normal que seu cão esteja cansado. Durante atividades físicas vigorosas, como cabo-de-guerra; ao nadar no parque ou na piscina; enquanto corre sozinho, com animais de estimação ou sob a orientação do instrutor; após caminhadas ou corridas realizadas pelo instrutor, seu cão pode gastar uma energia necessária acima do normal.
Os animais que residem no mesmo ambiente geralmente encontram algo para se envolver e brincar durante o dia. Seja em casa, seja em apartamento, as brincadeiras podem ser animadas, sendo normal ver o animal, às vezes, com a língua estendida, com respiração rápida acompanhada de pequenos ruídos que são causados pela entrada e saída rápida do fluxo de ar, chamados de ofegante.
A partir de certo ponto, o padrão respiratório do pet desacelera, e o animal começa a ficar quieto até acordar e não mais chiar e ficar com a língua quieta. Nesse momento, o animal volta ao seu comportamento normal, podendo até relaxar e dormir.
Em dias mais quentes ou em locais de calor intenso, o animal também pode ficar um pouco mais cansado. Abrir a boca e aumentar a velocidade da respiração visa aquecer com o ambiente para esfriar.
Sim! Animais de estimação não suam, eles têm acesso a um sistema de resfriamento que lhes permite respirar sem suar ou infiltrar o calor, trocando seu calor através da respiração ofegante. Ou seja, em dias quentes, o animal está apenas tentando manter a temperatura corporal e oferecer sombra e água pode ajudá-lo a se refrescar. Ar-condicionados e ventiladores podem ser usados quando o tempo está muito quente.
Animais mais velhos também podem se cansar. Cães mais velhos não têm o mesmo nível de energia e podem se cansar mais facilmente sem que isso seja um problema. Deitar ou dormir mais horas por dia também é normal entre eles.
No entanto, é importante que você observe que, se seu animal de estimação desmaiar, deve-se observar desmaios ou língua roxa. Nesses casos, é recomendável que você leve seu animal de estimação ao veterinário o mais rápido possível.
Por fim, os bichinhos de focinho curto, chamados de braquicefálicos, também podem se cansar mais facilmente. Buldogues, pugs, shih-tzus, pequineses são algumas das raças em que vemos esse tipo de focinho mais estreito.
Esses animais, por terem o orifício muito estreito, mesmo animais saudáveis podem não conseguir inalar o ar com tanta facilidade. Com isso, o cansaço pode ser mais frequente, principalmente durante o calor, quando fica mais difícil se refrescar. Ambas as avaliações são necessárias e devem ser realizadas com o auxílio de um especialista veterinário para ordenar os cuidados adequados com base na raça do cão.
Se o seu animal de estimação não se enquadra em nenhuma dessas possíveis condições, há grandes chances de ele ter algum problema de saúde e ter pedido ajuda a você. Continue lendo para saber mais sobre as possíveis causas de cansaço anormal em cães.
Animais cansados que não realizaram nenhuma atividade física ou exercício, pode significar que algo está errado. Animais que se levantam e depois pedem colo ou em situações em que, após dar alguns passos, tendem a se deitar, devem servir de bandeira vermelha. Quando há uma tosse seca, a exaustão pode ser causada por problemas cardíacos.
Quando o cansaço está associado a uma tosse produtiva, ou seja, você percebe catarro, coriza ou o animal parece sentir o peito cheio ou “chiando”, pode haver um problema respiratório ou até pneumonia. Vai depender de outros sinais e sintomas físicos, nesse caso é indicado um veterinário para uma análise mais minuciosa.
Várias doenças podem levar a um quadro de cansaço no pet. Entre elas, estão:
Se você observar que seu cão está muito cansado à noite ou durante o dia, sem calor e sem atividade, ele pode estar enfrentando um problema de saúde. Verifique se o pet está com:
Se você analisar mudanças na fadiga do seu pet, seja paciente. Fique tranquilo para que seu animal de estimação também fique calmo.
Se ele ficou agitado, dê um tempo para se recuperar, ofereça água e aguarde. Em seguida, leve seu cachorro ao veterinário, deixando-o sempre o mais calmo possível, evitando ao máximo o estresse.
Com movimentos suaves, vá ao veterinário com seu animal de estimação. Se o cansaço for frequente e associado a uma língua arroxeada, perda de consciência, por exemplo, pode ser uma doença mais grave, como doenças cardíacas e ir ao veterinário não pode esperar.
Ou seja, o que fazer quando o cachorro está cansado e nota-se outras alterações? Leve-o ao médico-veterinário o quanto antes.
O tratamento para cães doentes depende do motivo da doença do cão. Uma gripe pode ser facilmente tratada e curada, enquanto um câncer de pulmão, na maioria dos casos, requer tratamentos longos e que podem dificultar a cura completa.
Existem vários tratamentos para um vasto leque de doenças e, por isso, é fundamental perceber a razão do problema. Administrando o medicamento recomendado pelo veterinário, é possível diminuir os sintomas físicos do pet, dando ao animal uma vida mais saudável e, em alguns casos, até aumentando a expectativa de vida para algumas doenças.
Claro que a medicação administrada varia muito dependendo do diagnóstico do veterinário. No entanto, quanto mais cedo o pet receber esses cuidados, melhor será o quadro. Seguir o tratamento prescrito pelo veterinário e os cuidados solicitados pode resultar no sucesso do tratamento.
Para muitas raças de cães braquicefálicos, a cirurgia pode ser realizada para reduzir os danos causados pelos sintomas de anormalidades de crescimento e dificuldades respiratórias. Outra forma de prevenir totalmente o problema é fazer com que o veterinário avalie seu potencial animal antes de fazer uma adoção.
Agora você sabe tudo sobre cachorros cansados. Sempre que pensar em uma equipe pronta para ajudar nessas horas, lembre-se da JK Veterinária! Aqui, zelamos pela saúde do seu animal, desde a chegada até o acompanhamento das condições crônicas. Venha nos conhecer!
A Veterinária JK está situada aqui na Av. Juscelino Kubitschek, Nº 4891 – Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães – BA.
Veterinárina JK Clínica e Petshop – © 2022 | Todos os Direitos Reservados