Sua gatinha teve gatinhos e rejeitou um deles? Ou você encontrou um gatinho sem mãe na rua? Dentro do nosso guia completo sobre gatos, explicamos as ações que você deve tomar para cuidar de um gato recém-nascido, incluindo que comida dar a ele, quais cuidados devem ser tomados em relação à higiene e o que fazer caso surja algum problema de saúde.
Assim como os bebês humanos, cuidar de um gato recém-nascido requer bastante envolvimento. Imediatamente dependente, esta criaturinha será incapaz de cuidar de si mesma. Para aprender como cuidar de um gato recém-nascido, uma pessoa pode querer estudar os princípios sugeridos ao cuidar de um recém-nascido humano.
A sua primeira tarefa ao trazer um gatinho recém-nascido é mantê-lo aquecido, já que no primeiro mês de vida, ele não possui os recursos adequados para controlar a temperatura corporal.
Até conseguir uma pequena cama de gato com cobertores, você pode usar uma caixa de papelão cheia de toalhas e cobertores. Deixe o gato confortável e coberto. Mas lembre-se de comprar uma caminha assim que possível.
No entanto, isso pode não ser suficiente para se manter aquecido. Aqueça um pouco a temperatura de um saco de água e coloque-o debaixo das cobertas. Deve ser trocado sempre que esfriar.
Além de ajudar a manter a temperatura do filhotinho, o acessório ajuda o gato a relaxar, pois o calor lembra a mãe e a ninhada. Para proporcionar mais conforto ao gatinho, deixe bichinhos de pelúcia na caminha.
Agora que você já sabe como cuidar de um gato recém-nascido em relação ao aquecimento, você sabe algo sobre a alimentação? Continue lendo para saber mais.
Logo após manter o pet aquecido, é necessário alimentar o pequeno adequadamente. Mas cuidado: nada de leite de vaca! A lactose, um nutriente encontrado no leite de vaca, não é bem digerida pelos gatos e pode ser prejudicial. O que posso fazer?
Se você quer saber como cuidar de gatinhos recém-nascidos, a principal dica é encontrar a mãe deles. Pois o leite materno é o alimento ideal para os filhotes. Se possível, leve a mãe junto com eles. O nível de cuidado necessário será muito menor.
Se você não conseguir rastrear a mãe, pode tentar encontrar uma gata-mãe adotiva. Tente adaptar o gatinho a uma que já tem seus gatinhos e os está amamentando. Tenha muito cuidado se caso os filhotes forem maiores que o recém-nascido para garantir que ela os esteja amamentando corretamente.
Agora, se você quer saber como tratar de um gato recém-nascido rejeitado pela mãe, a solução é replicar uma fórmula que oferece alguns nutrientes semelhantes ao leite materno para alimentá-lo. A solução deve ser preparada e oferecida em mamadeira para filhotes a cada 2 horas. A alimentação deve ser feita com o filhote de bruços, ou seja, de barriga para baixo.
Os gatinhos não precisam usar fraldas como os bebês humanos, mas quem quiser aprender a cuidar de gatos recém-nascidos precisará ensiná-los a fazer as necessidades.
Até 15 dias, eles devem abrir os olhos. Quando os filhotes tiverem cerca de 20 dias de idade, eles poderão se levantar e andar pela casa. Eles também buscarão instintivamente a caixa de areia para se aliviar. Mas até lá, é necessário ajudar o filhotinho.
A mãe estimula o animal a urinar e defecar lambendo a barriga e os órgãos genitais até que ela mesma consiga fazê-lo. As pessoas que adotam um filhote sozinhas devem imitar um comportamento semelhante e estimular essas áreas no animal.
Você precisará de panos de algodão, lenços umedecidos para gatos e água morna. Umedeça o algodão e massageie o abdômen e a genitália. Quando o pet estiver saciado, limpe e enxugue com o pano úmido e pronto! Repita o processo após as refeições pelo menos quatro vezes por dia.
Agora você já sabe como cuidar de um gato recém-nascido, mas não esqueça de fazer uma visita ao médico veterinário e realizar o acompanhamento da saúde do seu pet.
A Veterinária JK está situada aqui na Av. Juscelino Kubitschek, Nº 4891 – Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães – BA.
Veterinárina JK Clínica e Petshop – © 2022 | Todos os Direitos Reservados