Ver o cachorro soltando muito pelo, deixa os seus tutores mais alertas e com preocupações, mas será que isso é um problema?
Na maioria das vezes, esse evento ocorre por algum problema no organismo do animal. Saiba quais são as principais razões que fazem um cão perder o pelo e como agir.
A maioria das pessoas que tem um cachorro tende a ver pelos pela casa, mas lembre-se de que nem todas as raças de cães fazem isso da mesma maneira. É perfeitamente normal que cães de determinadas raças percam mais pelos do que alguns outros.
Como as pessoas, os cães também passam por ciclos de crescimento e perda de pelos. Nos cães, esse período de tempo é composto por três fases: crescimento, descanso e queda.
A queda de cabelo, entendida como o envelhecimento do cabelo ou do folículo, é normal para todos. Isso pode indicar uma renovação da pelagem do filhote.
No entanto, se o seu cachorro está constantemente perdendo muito pelo, é muito importante ficar atento a isso. Você notou que o cabelo não está caindo uniformemente, ou está caindo mais em uma determinada área do que em outras? Nesse caso, fale com o veterinário.
Mudanças no clima levam um cão a perder pelo extra. Este é um resultado direto da necessidade de pelo do animal para se ajustar à mudança das estações.
Algumas raças (preferindo climas temperados) têm um subpêlo, até uma camada adicional de pelo. No verão, o pelo fica mais fino, sendo substituído pelo crescimento dos pelos mais finos no lugar.
Se você quiser saber mais sobre como ou por que o cachorro perde pelos em quantidade incomum, aprenda sobre os principais motivos que fazem um cachorro ter pelos soltos.
Situações que geraram traumas ou estresse também funcionaram para o aumento da perda da pelagem do animal. Mudanças rápidas de endereço, maus-tratos, ficar sozinho ou sem comida por qualquer período de tempo são condições que estressam o animal e levam à queda de uma quantidade substancial de pelo.
Tireóide, diabetes, síndrome de Cushing ou gestação também podem afetar diretamente a maneira como a pelagem do cão muda ao longo da vida. A desregulação regular do equilíbrio hormonal do cão devido a estas situações faz com que o cão perca muito pelo. Se for esse o caso, é provável que esses problemas causem queda excessiva de pelo no cachorro.
Distúrbios dermatológicos ou alergias também podem levar à queda de cabelo. Isso pode ocorrer pelo contato com os cosméticos e alimentos que as pessoas usam e, possivelmente, pela presença de algum fungo na pele do animal, sugerindo uma visita ao veterinário.
Infestações de pulgas e carrapatos também podem causar alergias a animais de quarentena. Além disso, quando atacado por um inseto, não é incomum que seu cão tenha muita coceira no local da picada, isso pode resultar em queda de pelo nessa área.
Por isso, o uso de antiparasitários é fundamental para evitar o contágio de parasitas e a coceira indesejável.
Agora que você sabe que é normal que os cães percam pelos e as causas fundamentais para isso, é hora de aprender como evitá-los. Embora a tarefa seja simples, você só precisa seguir alguns hábitos.
Pentear regularmente o animal ajuda a eliminar os pelos soltos do corpo do pet, evitando que se espalhem pela casa.
Fornecer uma dieta de alta qualidade, bem balanceada e rica em nutrientes é fundamental para o seu cão. Todos os nutrientes garantirão seu papel necessário na saúde, brilho e força de seu pêlo, assim evitando a queda.
Se a raça do seu cão é uma das que perde muito pelo ou se você notou uma queda significativa na quantidade, pode ser uma boa ideia alterar a dieta do animal.
Uma forma de evitar que o cachorro perca muito pelo é fazer o uso preventivo de medicamentos antiparasitários, antipulgas e carrapatos. Assim, o tutor evita que o animal contraia os parasitas que causam a queda de pelos.
Dê banhos apenas com produtos para cães. Além disso, ao limpar em casa, limpe e seque cuidadosamente o animal de estimação para evitar infecções fúngicas em sua pele. O cão pode ficar com sua pele perturbada, causando coceira, irritação e perda de cabelo.
Se você tiver alguma preocupação com o fato de seu animal perder pelo ou arranhar um local específico, leve-o ao veterinário. O veterinário determinará se o animal tem um problema médico e recomendará um método de tratamento adequado.
O seu cachorro está soltando muito pelo? Compartilhe com a gente nos comentários o que você faz para resolver o problema.
A Veterinária JK está situada aqui na Av. Juscelino Kubitschek, Nº 4891 – Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães – BA.
Veterinárina JK Clínica e Petshop – © 2022 | Todos os Direitos Reservados